sexta-feira, 10 de abril de 2015

Informativo NãoMente:

A rádio, a música, a história sonora


A Rádio Arquivo Musical, da Bandeirantes, completou  52 anos no dia 17 de março. O projeto sobreviveu ao tempo e tem em seu acervo musical grandes clássicos da música, bem como conta com grande participação popular, mesmo indo ao ar apenas uma vez por semana, aos domingos, de 06h às 08h30min.
O programa abrange artistas consagrados desde os anos 60, como Roberto Carlos, Frank Sinatra, Beatles, Dalva de Oliveira e Ataulfo Alves, até mais recentes, como as bandas de rock dos anos 80 - Paralamas do Sucesso, Titãs...
A rádio possui uma página na web, a qual pode ser acessada por seus ouvintes, os quais terão ao seu dispor alguns dos arquivos musicais de seu acervo disponíveis para serem ouvidos e / ou baixados, bem como poderão interagir com o apresentador. Nesse sentido, um arquivo por programa que vai ao ar é disponibilizado, uma forma de disseminar de maneira rápida e simples parte do conteúdo de sua programação para a população, mais ainda, um modo de interação entre ouvinte e apresentador, que envolve arquivos históricos musicais, como os produzidos em momentos críticos da sociedade brasileira e mundial, formas de expressão musicais para uma sociedade que por vezes se encontrava em situação de repressão militar, como aqui no Brasil, ou de lutas insanas, como o longo período de dominação da Alemanha por meio de seu ditador Adolf Hitler, em que um meio de comunicação eficaz era justamente o sonoro, por meio de rádios. Ou seja, a rádio em questão condiciona uma aproximação de seus ouvintes com os arquivos históricos musicais, disponibilizando-os por meio de avanços tecnológicos de acesso a tais documentos fonográficos, sendo que o meio mais importante é a Internet.
Finalmente, a rádio Arquivo Musical toca músicas que marcaram a sociedade no passado, momentos importantes da música popular brasileira e mundial. Dados históricos do Brasil e do mundo, como por exemplo, músicas do período da Ditadura Militar, são retransmitidas para seus ouvintes na atualidade. Para além dos arquivos sonoros, a rádio leva as informações semanais aos ouvidos, disseminando informação para quem pode e quer ouvir.

Esse é mais um informativo que você só encontra aqui, no blog NãoMente.

FONTE:

http://radiobandeirantes.band.uol.com.br/conteudo.asp?PDT=3

http://radiobandeirantes.band.uol.com.br/sobre.asp?PDT=3&ID=6

https://radioamantes.wordpress.com/2013/03/14/programa-arquivo-musical-da-radio-bandeirantes-completa-50-anos-no-ar/ronald-gimenez-apresenta-o-arquivo-musical/


Nenhum comentário:

Postar um comentário