sexta-feira, 10 de abril de 2015

ATIVIDADE PASSAPORTE

Foto de Gilberto Gil em seu passaporte 

Passaporte é um documento de identidade emitido por um governo nacional que atesta formalmente o portador como nacional de um Estado em particular, e, requisita permissão em nome do soberano ou do governo emissor para o detentor poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro.
Passaportes estão ligados ao direito de proteção legal no exterior e ao retorno do indivíduo a seu país de origem. Passaportes geralmente contêm, com o intuito de identificar seu portador, alguns elementos em comum, a saber: a fotografia, assinatura, data de nascimento, nacionalidade e algumas vezes outras informações coerentes a seu propósito. Muitos países estão desenvolvendo propriedades biométricas para seus passaportes a cargo de confirmar com precisão que a pessoa ao apresentá-lo é seu legítimo detentor.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Passaporte

A atividade a seguir aborda tópicos referentes às características arquivísticas que envolvem o documento passaporte, conforme perguntas elaboradas pelo Professor André e elucidadas pelo grupo NãoMente.

01)Quais os sinais de validação que podemos identificar em um passaporte?
Os sinais de validação que os passaportes possuem são:
-As marcas d’água com o símbolo “Armas da República” e a palavra “Brasil”.
-Fio de segurança inserido no papel contendo a bandeira nacional brasileira e a palavra Brasil.
-Perfuração feita na folha do passaporte, formando um código alfanumérico.
-A maioria dos passaportes possuem chips que constam os dados pessoais contidos na página de identificação e informações biométricas do portador (fotografia facial e duas impressões digitais), que permitirão a sua comparação automática com os dados impressos na caderneta.
-O código de barras bidimensional (contando os dados biométricos)
Dentre outras características.

02)Em que contexto o passaporte pode ser considerado documento de arquivo?
O passaporte pode ser considerado documento de arquivo geralmente em cunho pessoal, quando a pessoa pode guarda-lo por recordação do período  em que o utilizou em viagens ou como comprovante de que a pessoa viajou para determinado país. No Brasil além desse motivo, o passaporte pode ser guardado pela situação dele conter apenas 4 anos de validade seguintes e no meio disso se conseguir um visto americano com um uma validade superior, a pessoa terá que fazer outro passaporte assim que o seu vencer, porém, o antigo permanece vigente junto ao visto americano, enquanto o prazo de duração do mesmo não vigora.

03)Qual a entidade responsável pela certificação da autenticidade dos passaportes?
A polícia Federal é a entidade responsável pela certificação da autenticidade dos passaportes. 

É isso ai, profissionais das salas empoeiradas. Em breve nossa ligação musical será estabelecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário